sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sony é hakeada mais uma vez

Mais uma vez a Sony e vítima dos hackers. Dessa vez a empresa teve um de seus provedores invadidos. O SO-NET que permite a multiplexação de tráfego de alta velocidade em fibras ópticas. Uma rede SONET pega os dados e os transporta em
velocidades OC-x (Optical Carriers –x):
  • OC-1 – transporta 52 Mbps (672 canais de 64 kbps)
  • OC-3 – transporta 155 Mbps (2.016 canais de 64 kbps)
  • OC-9 – transporta 466 Mbps (6.048 canais de 64 kbps)
  • OC-12 – transporta 622 Mbps (8.064 canais de 64 kbps)
  • ...
É interessante ressaltar que o padrão SONET foi desenvolvido para transportar fluxos de informação do tipo DS-1 e DS-3, que são padrões utilizados nos EUA, Canadá, Coréia do Sul, Taiwan etc.
Os dados contidos nesse provedor são de cartões de crédito, contas, saldos no PSN e tudo mais que o sistema oferece. Uma invasão pode causar graves prejuísos tanto a
usuário como a própria empresa. Leia a reportagem do jornal oglobo.com abaixo e veja o que aconteceu.

RIO - O So-Net, um provedor de serviços de intern
et que pertence à Sony japonesa, alertou seus clientes para uma invasão que permitiu o roubo de pontos virtuais de 128 usuários no valor de US$ 1.225, além de expor as contas de outros 73 clientes, diz o 'The Wall Street Journal'.

Hackers tentaram cerca de 10 mil vezes acessar o serviço de pontos do provedor So-Net, que recompensa usuários com bônus que podem ser trocados por produtos Sony com uma espécie de moeda digital utilizada pela companhia. Cerca de 90 contas de e-mails foram também comprometidas.

"O que nós fizemos foi interromper a troca de pontos por produtos no So-Net e dizer ao clientes para alterarem suas senhas", disse o So-Net em comunicado aos usuários em seu site em japonês. A companhia suspeita que os invasores tiveram acesso ao login dos consumidores e tentaram por meio de um software gerar senhas por tentativa e erro.

A empresa disse que não havia evidências de que outras contas no sistema on-line foram invadidas ou que dados pessoais foram roubados juntos aos pontos virtuais.

"Nesse ponto de nossas investigações, nós não confirmamos qualquer vazamento de dados. Nós não encontramos qualquer sinal de que um terceiro tenha obtido informações como nome dos usuários, endereço, data de nascimento e números de telefone", diz a companhia.

Especialistas em segurança disseram à Reuters que as redes da Sony ao redor do mundo continuam a ser vulneráveis a ataques. A Sony ainda não se manifestou sobre a invasão na So-Net, nesta sexta-feira.

O problema ocorre após informações pessoais e números de cartões de crédito de cerca de cem milhões de contas de usuários Sony serem roubadas no mês passado quando a sua rede de jogos on-line, a PlayStation Network, a rede de jogos para PC Sony Online Entertainment, e a rede de música Qriocity foram invadidas.

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou?