sexta-feira, 17 de junho de 2011

Os aerogeradores utilizam a força dos ventos para gerar eletricidade

Não é de hoje que a humanidade utiliza a energia eólica. Cerca de 200 anos antes de Cristo, na Pérsia antiga (onde hoje fica o Irã), a população construía moinhos de vento para bombear água e moer grãos. De lá para cá, muita coisa mudou e, atualmente, enormes cata-ventos – ou aerogeradores –, acionados pela força dos ventos, têm sido empregados em várias partes do mundo para gerar eletricidade.
A energia eólica também é usada no Brasil, um dos países mais ricos em potencial e aproveitamento de energia renovável. Alguns parques eólicos já estão em funcionamento e outros devem entrar em operação nos próximos anos. A Eletrobras, por meio de suas empresas, tem participação em 11 empreendimentos nas regiões Sul e Nordeste, que somam 530 MW de potência instalada e representam investimentos de mais de R$ 2,5 bilhões.
Um deles é a Central
Geradora Eólica Casa Nova, na Bahia, com 180 MW. Quando começar a funcionar, será um dos maiores projetos de energia eólica do país em potência instalada.
Destaque também para o Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai, com capacidade instalada de 90 MW. Os projetos Cerro Chato I, II e III, com potência de 30 MW cada um, estão atualmente entrando em operação.
Dentro de dois anos, quando todos os empreendimentos da Eletrobras no setor eólico estiverem em operação, a produção anual média será de cerca de 2 milhões de MWh, energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade como São Paulo por um mês.
Energia no Brasil

Nota: As universidade tem recebido altos  incentivos para realizar pesquisas na área. Exitem laboratórios de pesquisas em universidades do país que foram montados com recursos dessas empresas. Realmente o mercado está exigindo medida sustentáveis para gerar enegia e essa é o carro chefe. Vale a pena trabalhar em projetos eólicos.

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou?