sábado, 17 de setembro de 2011

O que é tecnologia digital?

Trata-se de uma tecnologia baseada em circuitos eletrônicos que fundamentam-se em uma lógica binária. Ou seja, em tecnologia digital, todas as informações são guardadas e processadas a partir de dois valores lógicos, zero (o) e um (1). Representamos isso usando dois níveis distintos de tensões elétricas.

níveis de tensões em tecnologia digital
Os circuitos elétricos digitais são montados a partir do que chamamos de portas lógicas. Existem vários tipos delas cada uma possui uma função diferente. Na figura abaixo estão listadas os nomes em suas respectivas portas.
 obs: Not = inversor

As formas de uso, funções e implementação de circuitos digitais ficam pra outro post. Pois, muito bem! para adiantar um pouco. Já que cada porta tem uma função diferente, significa que dependendo da porta que eu usar em meu circuito os resultados podem ser diferentes. Portanto, não posso sair usando qualquer porta para fazer minhas implementações de circuito.

Se você quer ter sucesso no trabalho com tecnologia digital terá de aprender a projetar seus circuitos a partir dos cálculos específicos  para os circuitos digitais. Nada muito complicado, tudo sempre baseado na lógica. Pois bem a partir desses cálculos é que conseguimos saber que portas usar e quantas usar. A figura abaixo fica como ilustração de um circuito digital implementado.
Curiosidade:
A palavra digital deriva de dígito, que por sua vez procede do latim digitus, significando dedo.
Desde que a humanidade desenvolveu o processo de contagem, os dedos foram os instrumentos mais simples e eficientes para contar pequenos valores. O sistema de numeração indo-arábico, o mais usado atualmente, é um sistema de base dez, pois são dez os dedos das duas mãos dos seres humanos. Muitos outros sistemas de numeração usam a base decimal, pois serviam parasimbolizar a contagem com os dedos.
Normalmente com os dedos só é possível contar valores inteiros. Por causa dessa característica, a palavra digital também é usada para se referir a qualquer objeto que trabalha com valores discretos. Ou seja, entre dois valores considerados aceitáveis existe uma quantidade finita de valores aceitáveis.
Digital não é sinônimo de eletrônico: por exemplo, o computador eletrônico pode ser chamado de digital porque trabalha com o sistema binário, que é simbolizado por uma sequência finita de zeros e uns, qualquer que seja o tipo de dados.
Hoje em dia, porém, não se consegue desvincular a palavra "digital" do sistema informático e de tecnologias ligadas à computação, como, por exemplo, "transmissão digital".
A introdução da tecnologia digital na radiodifusão é vista, potencialmente, por especialistas como uma verdadeira revolução, que irá criar um novo meio de comunicação. "A TV digital pode quebrar todos paradigmas existentes na comunicação", diz Gustavo Gindre, coordenador geral do Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura (Indecs) e integrante do Coletivo Intervozes. (wikipédia)


Como você já sabe o que é tecnologia digital, nos próximo post vou comentar sobre em que, como, quando e onde essa tecnologia nos beneficia. Vantagens e desvantagens em relação a tecnologia analógica. Até mais!



Um forte Abraço e muito SUCESSO!

Hugo Murilo

12 comentários:

  1. Não entendi muito bem isso de lógica binária. Como que isso funciona em tecnoogia digital?

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde!

    Amigo, funciona da seguinte forma! Em uma função de eletrônica digital só é possível que as variáveis tenham apenas 2 valores, ou é 0 ou é 1. Dae surge o que chamamos de lógica binária. Trata-se de um sistema numérico no qual usamos apenas os números 0 e 1, desta forma tratamos qualquer caso da tecnologia digital. Por exemplo: 2 (decimal)= a 10(binário), ou seja na tecnoogia digital 2=10, irei fazer um post expicando detalhes sobre essa lógica binária.

    Um forte abraço e muito sucesso!

    Hugo Murilo

    ResponderExcluir
  3. Muito pouca informação,gostaria de saber como passar da base 10 para a base 2

    ResponderExcluir
  4. REALMENTE É DIFÍCIL ENTENDER, DEVERIA EXPLICAR COM UMA SOMA BÁSICA. SEMPRE ESTOU BUSCANDO SOBRE TECNOLOGIA DIGITAL E AINA NÃO FOI CLARA Á RESPOSTA. BEIJOS

    ResponderExcluir
  5. boa explicação mais não intendil muito bem o que e tecnologia digital..

    ResponderExcluir
  6. affffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

    ResponderExcluir
  7. euuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tudoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  8. Muito bom. Para se aprofundar mais, só estudando mesmo pessoal. Nada é fácil.

    ResponderExcluir
  9. isso é muito interessante

    ResponderExcluir
  10. Eu nao entendi nada sobre a ''tecnologia Digital'' !

    ResponderExcluir
  11. Tecnologia digital, hoje nos ajuda muito, tudo hoje esta conectado e vários dispositivos se relacionando, facilitou muito nossa vida celulares sites tablets uma enchorrada de dispositivos, agora os aparelhos domésticos como geladeira entre outros já estão conectados integrados ao nosso dia a dia se precisarem de um apoio ou desenvolvimento estou a disposição
    www.adacriativa.com.br

    ResponderExcluir

O que você achou?