quinta-feira, 19 de maio de 2011

Roubo de senhas de usuários na rede do Playstation

RIO - Dois dias após a Playstation Network (PSN) começar a ser restabelecida, uma nova falha de segurança na rede da Sony permite que hackers roubem facilmente as contas dos usuários.
Após a notícia ter circulado por sites especializados e fóruns de gamers internet afora por todo o dia, a Sony admitiu o problema à tarde. O porta-voz da companhia japonesa Dan Race disse que a empresa encontrou uma "brecha de segurança"
na página web para a troca de senhas.

- Se eu tenho o seu e-mail e sua data de nascimento, eu posso acessar sua conta.
Para previnir que hackers se aproveitem da vulnerabilidade, a Sony "retirou temporariamente do ar a página de redefinição de senha da PlayStation Network e da Qriocity", disse Race, referindo-se também à rede de música digital da empresa.

Ele negou que tenha havido ataque hacker ao site e acrescentou que os usuários podem mudar suas senhas da Playstation Network em seus próprios consoles, sem a necessidade de acessar o site vulnerável.

A informação foi publicada primeiro no site Nyleveia.com . De acordo com a página, apesar de a Sony ter forçado todos os usuários a trocarem suas senhas, o novo ataque permite que os criminosos mudem as senhas de qualquer gamer por meio apenas do seu endereço de e-mail e de sua data de nascimento. Essas informações ficam nos bancos de dados não criptografados que, possivelmente, foram acessado pelos hackers de um mês atrás. 

Segundo o Nyleveia.com, 15 minutos após o site ter contatado a divisão europeia da Sony pedindo esclarecimentos, a página de login da Playstation Network na web saiu do ar informando que estava em "manutenção". Pelo Twitter , no entanto, a Sony Europa informava que tratava-se mesmo de manutenção e que ela era necessária para o processamento das novas senhas. O site Eurogamer afirmou que assistiu a um vídeo que prova a falha . No fórum do site NeoGaf , usuários de Playstation corroboraram a notícia.

Tecnicamente, lembrou a "PC World" , não trata-se de um ataque hacker e, sim, da exploração de uma vulnerabilidade da rede. Mesmo assim, a falha representa um grande risco para os gamers, escreveu o Nyleveia.com:

"Eu sugeriria que você assegurasse sua conta criando um e-mail completamente novo, que você não usará em nenhum outro lugar, e relacionasse seu login na Playstation Network a ele. Você corre o risco de ter sua conta roubada."

NOTA: O Japão divulgou que a Playstation Network só voltaria a funcionar  no país quando o problema fosse solucionado e fosse declarado ao governo as medidas corretivas e preventivas tomadas. Aqui no Brasil o sistema estava fora do ar desde 19 de abril , agora funcionando parcialente. A Sony começou a reestabecer o PSN nesse domingo em vários países e divulgou que pretende que tudo esteja pronto até dia 31 de maio.

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou?