quinta-feira, 19 de maio de 2011

RIO - O Netflix, serviço on-line pago que oferece vídeo por streaming, tornou-se a maior fonte do tráfego de dados da banda larga da América do Norte, segundo pesquisa da empresa de análise Sandvine. Nos horários de pico, o Netflix concentra 30% do tráfego da região.
De acordo com o estudo, o Netflix já é o "rei inquestionável dos acessos fixos à internet na América do Norte". O percentual de 30% diz respeito ao tráfego downstream (recebimento de dados pelo usuário). Mas mesmo contabilizando-se tanto o tráfego upstream (envio de dados pelo usuário) quanto o downstream, o serviço detém a liderança, com fatia de 22,2%, à frente do software do compartilhamento peer-to-peer de arquivos BitTorrent (21%).
Em outubro do ano passado, a mesma Sandvine dissera que o Netflix detinha 20% do tráfego downstream nos horários de pico. Ou seja, o assassino da TV a cabo,
como já foi chamado por lá, apresenta um ritmo de crescimento impressionante. O fato de bater um serviço torrent também sinaliza que o público está disposto a pagar por conteúdo de qualidade, como filmes e seriados.
Mas a expansão do Netflix não é festejada por todos. Além das redes de TV e dos estúdios de cinema, que perdem audiência para o concorrente digital, os provedores de internet também reclamam do Netflix por causa do uso cada vez maior de sua infraestrutura de rede.
Isso porque o Netflix, além de registrar uma expansão invejável, é por si só um consumidor voraz de tráfego de internet. Apenas um quarto do número de domicílios com banda larga na região assinam o Netflix. Em março, a empresa somava 23,6 milhões de clientes. Mesmo assim, ele é responsável por quase o dobro do tráfego de navegação na web (que contabiliza os dados trocados quando se visita uma página na internet, com a do GLOBO): 30% contra 17% do segundo.
O Netflix ainda não está disponível no Brasil, mas rumores dão conta de que a empresa já está em contato com emissoras e produtoras do país para estrear por aqui em breve.

oglobo.com

NOTA: Essa situação já havia sido anunciada desde que começaram a surgir os primeiros sinais da tv interativa, com o sistema streaming. A NETFLIX oferece o serviço de transmissão de vídeos, filmes e séries pela internet. A empresa se apresenta como parceira dos estúdios, mas tem causado terror, por ter alcançado muitos clientes desde seu nascimento, no ano de 1997. O site é apontado como responsável indireto pela falência da Blockbuster e também grave ameaça à rede HBO. Em uma pesuisa realizada por JP Morgan, 47% dos assinantes do NETFLIX pensam em cancelar sua tv por assinatura, em 2010 o serviço teve crescimento mais forte que a Time Worner, segundo a revista Screen.
Segundo o jornal Folha de São paulo o site estará chegando por aqui em junho. Certamente, irá fazer sucesso no Brasil também. Compre logo sua tv com conexão de rede, ou wi-fi. Essa é tendência anunciada, as emissoras de TV que não se adequarem a esse novo mercado, fatalmente, irão a falência.

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou?