quinta-feira, 2 de junho de 2011

WASHINGTON - Washington se pronunciou nesta quinta-feira sobre o ataque hakcer à Google, que sofreu uma tentativa de invasão em contas Gmail, direcionadas à autoridades dos EUA e da Ásia, além de jornalistas e ativistas chineses.


- Essas acusações são muito graves - disse a secretária de Estado Hillary Clinton. - Nós levamos isso a sério e estamos alertas - disse Hillary a jornalistas um dia depois de a gigante da internet anunciar que havia interrompido uma tentativa de ataque para roubar senhas de centenas de usuários
de e-mails Google.

O episódio com a Google reacendeu o debate em Washington sobre as reais intenções da China no ciberespaço, que os Estados Unidos identificou como um foco potencial de conflitos futuros.Nem o Google nem o governo norte-americano afirmaram que o governo chinês estava por trás dos ataques. O Google disse somente que o ataque, aparentemente, havia se originado na China.

Em Pequim, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores reagiu agressivamente à acusação, afirmando ser "inaceitável" culpar o país e dizendo que as alegações de que a China apóia hackers são infundadas e "têm motivos ocultos".

Hillary disse que o Google relatou a situação ao Departamento de Estado antes de fazer relatar a siatuação publicamente na quarta-feira e que o FBI está realizando investigações em parceria.
Autoridades norte-americanas (alvo da tentativa de roubo de senhas) disseram não haver indícios de nenhuma falha de segurança. Segundo fontes do governo EUA, funcionários foram instruídos a não usar contas privadas para discutir assuntos confidenciais.

Alguns órgãos do governo dos EUA, como a Securities and Exchange Commission (SEC) impedem que funcionários acessem contas privadas em serviço. A Casa Branca informou ainda que não tem motivos para acreditar que e-mails oficiais do governo norte-americano tenham sido hackeados no incidente do Google.

No entanto, o governo irá checar se as contas privadas de autoridades foram atingidas, afirmou uma autoridade, falando em condição de anonimato.

Nota: Não quero acreditar que o governo chinês tenha apoiado esse ataque hacker. Imagino que o fato foi um caso isolado, tentativa frustrada de algum Hacker na China. A google mapeia todos os acessos e na certa já tem o ip e o local que o criminoso agiu. O que leva os EUA pensar  que a China está por traz do ocorrido? Simplismente, é o fato de os alvos terem sido autoridades amerianas. Caso a acusação seja confirmada estamos sendo testemunhas do início de mais um conflito global adormecido. E na certa os americanos não vão deixar barato.

A China se defende: "Ataques hackers são um problema internacional e a China também é uma vítima. As acusações de invasões chinesas são completamente infundadas e têm outras intenções". O porta-voz afirma ainda que os ataques são da cidade de Jinan e tenta jogar a culpa ao Exercitos de Libertação popular.

A Gloogle tem um ótimo sistema de segurança para evitar essas ações. Mas muita gente já perdeu seu Gmail! é preciso ter muito cuidado. Ta virando moda roubo de informações.


0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou?