quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Movimento gota D'água vs Tempestade em Copo D'água

Muitos interesses em conflito só pode dar nessa briga. Mas, afinal quem tem razão? Atores da globo ou estudantes da Unicamp? Olha ai o povo do Sul de olho nas riquezas amazônicas. Com o que, afinal de contas, essas pessoas se preocupam?


E a hidrelétrica de Belo Monte sempre rende muita briga. No vídeo abaixo acompanharemos um ataque, que atores da Rede Globo, fazem a construção da usina. Através de um movimento intitulado Gota D'água.


www.movimentogotadagua.com.br

Claro que as pessoas tem todo direito se manifestar sobre a questão. Entretanto o discurso apresentado pelos atores é comprovadamente um conjunto de equívocos. Aproveitando esse gancho estudantes de engenharia civil e economia da Universidade Estadual de Campinas resolveram dar uma aula aos atores e fizeram um vídeo ironizando as tantas certezas apresentadas no vídeo acima.

" Os estudantes, com apoio técnico do professor Sebastião de Amorim, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, chamam, de forma bem-humorada, a iniciativa de Tempestade em Copo D’Água. Declaradamente, pretendem esclarecer incorreções e absurdos divulgados pelos atores acerca da construção da usina. " (exame.com)

É evidente que os estudante possuem muito mais conhecimento sobre o projeto de Belo Monte que os artistas globais. Pessoalmente fiquei entristecido vendo a Isis Valverde nesse vídeo. Enfim muitas das certezas apresentadas no vídeo das celebridades estão erradas. São elas: localização correta da futura usina, ideia de substituir a energia hidrelétrica por fontes de energia alternativas como as citadas eólica e solar (Projetos ainda muito caros) e ainda tem as informações sobre o financiamento do projeto na qual os estudantes demonstram ter mais conhecimento que os atores. Veja o vídeo:


www.tempestadeemcopodagua.com

De  fato os impactos ambientais e sociais são muitos e devemos sim nos preocupar com essas questões. Contudo não podemos criar desinformações sobre o projeto. Essa história tem mais de 20 anos e a hidrelétrica   já afetou a vida dos moradores da região.  Como a questão envolve e afeta a vida das pessoas devemos tratar com  a maior seriedade  e responsabilidade possível.

Um comentário:

  1. Belo Monte por ser projeto muito complexo gera muitos questionamentos. E todos eles merecem atenção e respostas. Venha colocar suas questões no nossa TV Belo Monte e nos ajude a construir um projeto melhor. Nossa ideia é ir construindo Belo Monte junto com você.
    www.tvbelomonte.com.br

    ResponderExcluir

O que você achou?