quinta-feira, 19 de maio de 2011

LONDON - Smartphones equipados com sistema operacional da Apple (iOS) e da Google (Android) podem ser submetidos à uma regulamentação mais rígida na Europa, reportou o Financial Times nesta quinta-feira.
A polêmica envolvendo a proteção de dados de localização gerou uma nova proposta dos órgão reguladores que classifica as informações pessoais como privadas e seu uso restrito.
A proposta do júri, que aconselha a Comissão Europeia, é o primeiro passo para a formulação de uma lei sobre os dados de localização em
celulares, revisando a Data Protection Directive. As novas regras podem vir ainda este ano, regulamentadas pela União Europeia, disse o FT.
O júri acredita que as empresas devem obter a permissão dos usuários de smartphones antes de recolher dados de localização e devem ainda especificar qual finalidade os dados terão e como estão sendo usados.
- Uma vez que os smartphones e os computadores estão indissociavelmente ligados a seu proprietário, os padrões de movimento dos dispositivos fornecem uma visão muito íntima da vida pessoal - diz o júri.
- Um dos grandes riscos é que os donos não sabem que transmitem sua localização, nem para quem - afirma o relatório.

NOTA: Sem dúvida alguma a briga é válida. Uma vez que o Smartphone nos proporciona total pareamento com nosso computador. Essa lei é fundamental dar um pouco a mais de privacidade ao usuário. Na minha opnião a idéia já está atrasada. Nossos dados pessoais só podem ser acessados com autorização prévia. Empresa alguma pode recolher dados do usuário sem comunica-lo qual é a finalidade, a menos que haja alguma determinação judicial.

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou?